Educar-se através da Palavra de Deus equivale a ter uma vida plena não apenas no sentido físico, mas, principalmente, no sentido espiritual. Deus, desde épocas passadas, orientou o seu povo a conhecê-Lo e a andar segundo os Seus caminhos para que fosse vitorioso e bem-sucedido (cf. Êxodo 3:15; Deuteronômio 4:5-6; Jeremias 24:7). No período do Novo Testamento, Jesus convocou os discípulos para o aprendizado dos assuntos do Pai, bem como de Si próprio (cf. Mateus 11:29; João 14:7; 8:32) e as orientações contidas nas epístolas apontaram para o aperfeiçoamento no ensino do Evangelho.
O irmão Theodore Austin-Sparks (1888-1971), em seu livro A Escola de Cristo, escreveu:
“Antes de podermos ser apóstolos, isto é, pessoas enviadas, temos que ficar sob disciplina, para sermos ensinados, e isto de uma forma interior. É para dentro dessa escola que todo aquele que é nascido do alto é trazido (…) Ao chegar nesta escola, a primeira coisa que o Espírito Santo, o grande Mestre e Intérprete, faz para nós, se verdadeiramente fomos trazidos por Suas mãos, é nos mostrar de forma plena aquilo que realmente temos que aprender, a fim de nos apresentar o grande Objeto de nossa educação: (…) e isto Ele fez quando, no Jordão, rompeu dos céus e disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo’. Ele apresentou e atestou aquele que era a completa, ampla e detalhada expressão do Seu ensino para o Seu povo. (…) Portanto eu repito, o primeiro passo do Espírito Santo é o de nos familiarizar com aquilo que está em vista, em nossa educação espiritual; principalmente que Ele precisa revelar Cristo em nós, e então, em seguida começar a obra de nos conformar a Cristo. Para aprender Cristo, primeiramente devemos ver Cristo.” (pp. 8-10)
Ou seja, o Objeto do verdadeiro ensino é Cristo. É evidente que o conhecimento histórico, literário e gramatical das Sagradas Escrituras é relevante para que compreendamos contextos, enredos e significados, mas, muito mais importante é o conhecimento dela como a Palavra Viva de Deus. Tendo em vista a necessidade de organizar o conteúdo divulgado no portal Diz A Bíblia, elaboramos um orientador de conteúdo para facilitar a sua aprendizagem. Este documento descreve as 5 dimensões de ensino que usaremos para categorizar, especialmente, as mensagens que publicaremos.
As dimensões são as seguintes:
1. Bíblia. Esta dimensão abrange o conhecimento bíblico em toda a sua extensão e seu objetivo é apresentar a Bíblia não só como um compêndio de orientações para a vida da pessoa cristã, mas também como um livro vivo que revela o plano da salvação de Deus para a humanidade.
2. Vida Cristã. Esta dimensão abrange temas que concernem ao relacionamento individual de uma pessoa com Deus sob a ótica de um ensino de verdades que nos leve a uma realidade prática e experiencial, tais como o exercício da fé transformacional e da manifestação do poder sobrenatural de Deus. Seu objetivo é desenvolver o caráter cristão por meio dos exemplos legados de Cristo e dos santos que constituem a sua igreja ao longo dos séculos para aplicar princípios que conduzem à vida cristã equilibrada.
3. Igreja. Esta dimensão ocupa-se do relacionamento corporativo entre pessoas que comungam a fé cristã e Deus, vinculando-se a temas que envolvem eclesiologia, ministério e adoração. Seu objetivo é mostrar que o conceito de igreja (ekklesia, do grego εκκλησία) supera locais físicos, hierarquias, divisões e sistematizações, mas reflete unidade, missões e serviços em prol da propagação do Evangelho em todo o mundo.
4. P&R. Esta dimensão compreende a educação cristã através de Perguntas & Respostas (P&R) e relaciona-se, brandamente, com a apologética. A prática da P&R é comum em grupos cristãos e pode ser vista como uma das formas mais efetivas de lidar com as dúvidas. Seu objetivo é buscar respostas bíblicas a questionamentos gerais, considerados “fáceis” ou “difíceis”, que surgem entre cristãos, particularmente durante a fase da adolescência. A P&R busca responder dúvidas de cunho filosófico, foro íntimo, natureza secular, mas, principalmente, aquelas que se vinculam à espiritualidade, teologia e prática cristã.
5. Futuro. Esta dimensão envolve temas atinentes à doutrina do futuro e aos tempos do fim sob a perspectiva bíblica. Relaciona-se com a escatologia e com o cumprimento de profecias bíblicas. Seu objetivo é apresentar o que a Bíblia diz acerca de acontecimentos futuros, de mistérios ainda a serem revelados, do reino vindouro de Cristo e, centralmente, da promessa de vida eterna que será galardoada a quem crer que Jesus é o único Salvador.
Para baixar o nosso orientador de conteúdo, clique aqui.
Para baixar o nosso orientador de referências bíblicas, clique aqui.